Antigamente, ouvia-se relatos da aparição de uma espécie de bola de fogo. Esses relatos eram comuns em regiões mais afastadas dentro do nordeste.
A lenda urbana diz que durante as noites de lua cheia, após meia-noite, não é recomendado andar por locais remotos onde há apenas florestas ou simplesmente um horizonte vazio e seco pois, é nessas horas que a bola de fogo pode aparecer. A pessoa que insiste em perambular por locais assim é perseguida por essa tal bola de fogo, de inicio, a bola de fogo segue a pessoa discretamente mantendo uma determinada distância para que não seja notada, a medida em que julga ser apropriado, a bola se aproxima mais e mais e quando o momento é oportuno pode acontecer diversas coisas ruins com a pessoa perseguida.
O que acontece?
Há todo o tipo de conto sobre essa questão, há rumores que dizem que ao se aproximar, a bola muda sua forma e se transforma em uma terrível bruxa que faz de sua vítima ingredientes para cozinhar.
Já outros rumores dizem que a bola de fogo se aproxima da pessoa, e ao tocá-la a mesma é consumida pelo o fogo, fazendo assim, com que a energia vital sirva de alimento para a tal bola que vai crescendo mais e mais à cada nova vítima que ela consome, há também variações que dizem tratar-se do espírito da seca que vem pra levar a pessoa embora, isso no Nordeste...
Dizia minha mãe que quando criança e morava no interior do PI, os moradores da região faziam até procissões seguindo a misteriosa esfera fumegante.
Em fim, seja lá o que for, não parece ser uma boa ideia encontrar com o tal fenômeno...será uma aparição do além?
será uma aparição do além?
Uma observação sobre a Bola de Fogo e decidimos complementar a lenda…O caso é que possivelmente, essa lenda seja baseada em um acontecimento real, trata-se de um fenômeno natural chamado “Fogo-Fátuou”. Abaixo um exemplo.
O fenômeno pode ocorrer naturalmente, principalmente em locais onde há açudes ou lagos. Nesse caso, uma bola de fogo surge por conta de restos orgânicos em fase de decomposição, durante o processo de decomposição os restos orgânicos liberam gases que podem entrar em processo de combustão, criando assim, uma bola de fogo que pode até mesmo perseguir as pessoas que ao avistarem tal bola em geral se movimentam (fogem da bola) causando o deslocamento do ar, ou seja, facilitando para que a bola de fogo possa perseguir algum fujão por um curto período de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário